4.5.15

A Saga do Slalom (Parte 2)

Vamos lá! Como prometido, resolvi concluir as postagens sobre o treino de Slalom do Javolino.

No primeiro post eu falei como iniciei o slalom do Java com o método do canal/corredor, sobre as dificuldades e da decisão de buscar um outro método para refazer o treino do obstáculo, já que não conseguíamos progredir por inúmeros motivos.

Javolino e uma base 2x2 posando para foto.
Esse post fala sobre o método que acabou funcionando para nós, o 2x2.

Conheci o método através do canal no Youtube  da Susan Garret, uma treinadora canadense bastante famosa. Eu não compreendia o método, mas sempre achei interessante e tinha curiosidade para saber como funcionava. Porém, nunca considerei ensinar slalom com 2x2 para o Java, pois eu acreditava que o método poderia fazer o cão "pensar demais" e acabar lento, como eu já havia ouvido falar.

MAS, ao me encontrar em um estado de nervos, frustrada com o método do canal/corredor, resolvi que daria uma chance ao 2x2, minha última escolha.


                SOBRE O MÉTODO 2X2

O método do 2x2 propõe que o treino de slalom seja feito de forma muito gradual, com critérios bastante claros para o cão. Você inicia o treino com somente uma base (2 varas) e, conforme o treino progredir , você adiciona novas bases até chegar nas benditas 12 varas.

Aviso: Esse método é originalmente ensinado através de Shaping, ou seja, você espera o cão oferecer o comportamento que você quer e recompensa. Você força o cão a pensar nas escolhas dele, especialmente nas entradas do slalom.

O treino começa com uma base e o cão de frente para ela. Assim que o cão passar entre as varas, você o recompensa na direção da linha imaginária (como no desenho). Assim que o cão compreender que precisa passar pelas varas para ser recompensado, você já pode angular levemente a base no sentido anti-horário, para que o cão comece a assimilar que existe um lado certo para entrar no slalom (lado direito). Feito isso, você se posiciona ao longo do círculo e manda o cão passar pela base, para trabalhar diversas angulações de entrada do slalom.

Tentativa de explicar com desenhos.
Conforme o treino progredir e o cão estiver com uma porcentagem alta de acerto, uns 80%, você adiciona mais uma base, inicialmente distante, e muda seu critério para que agora o cão passe pelas duas bases. É importante sempre recompensar na linha imaginária e mandar o cão para o slalom de várias direções.

O próximo passo é fechar essas bases gradativamente, levando em conta o tempo do cão e taxa de acerto, até que você tenha 4 varas em linha reta e seu cão esteja desviando das barras, fazendo o zigue-zague. Depois que você tem as 4 varas, chegar em 6 é bastante simples; basta adicionar uma base levemente angulada após as bases fechadas, para ajudar o cão quando você aumentar o critério. Aos poucos, essa terceira base deve ser fechada também.

Para chegar em 12 varas, a Susan Garret posiciona em linha reta dois slaloms de 6 varas (ou 3 bases) com certa distância entre eles, pede para que o cão passe pelo primeiro slalom, recompensa e aí pede para que ele passe no segundo slalom. Aos poucos ela diminui a distância entre os slaloms e espera que o cão passe pelas 12 varas sem a recompensa entre eles. Eu imagino que adicionar as bases separadamente também deve funcionar.

Pra quem quiser ter informações precisas sobre como treinar com o 2x2, sugiro conseguir o DVD da Susan Garret ou procurar vídeos no Youtube.

Prós: Foco muito grande nas entradas de slalom, pois faz o cão pensar em como deve abordar o obstáculo desde cedo, sem ajuda do condutor ou de telas. Além disso, é um método bastante criterioso, com tudo bem dividido. Você pode trabalhar elementos difíceis separadamente, como entradas ou saídas com o slalom de 6 varas, sem problemas, antes de pedir as mesmas entradas e saídas em 12 varas. Assim você consegue dificultar o treino sem exigir mais do que seu cão está preparado para oferecer. Ah, e dá pra você levar as bases pra treinar em qualquer lugar com tranquilidade.

Contras: Entradas lentas ou slalom lento, se o cão não tiver certeza do que deve fazer ou se o treino não for bem equilibrado e interessante. A velocidade nesse método costuma vir depois que o cão ganha confiança e compreende o que deve fazer, não antes.

 JAVA E O 2X2


Ufa! Vamos ao que interessa! Como foi, deu certo?

Eu já havia dado spoiler no último post: SIM, deu certo! E repito quantas vezes eu quiser, porque só quem acompanhou de perto sabe o quanto foi sofrido todo o processo.

Gostei muito do método, embora eu admita que rolaram vários momentos de neura com a lentidão do Java com algumas entradas ou em momentos de erro seguido de erro. Sempre me preocupo com o Java e, para mim, é muito importante que ele esteja motivado e sendo reforçado o máximo possível para que ele não fique borocoxô durante o treino.

Senti muita dificuldade em equilibrar o treinos de 2x2, para que fossem desafiadores mas não extremamente frustrantes. Esse foi o ponto mais difícil para mim, já que eu e meu cão somos bastante sensíveis. haha Tivemos  alguns retrocessos, dias em que o Java parecia esquecer entradas que ele já havia feito e ficava no modo Border tiltado. Não foi nada grave ou desesperador como havia ocorrido com os treinos de canal/corredor e tudo foi caminhando.

Fechar as 4 varas foi o mais difícil, depois foi bem tranquilo chegar em 6. O Java fez as 12 varas pela primeira vez com um empurrãozinho(ou pressão haha) do professor José Luis Mito Filho, que me fez passar o Java no slalom completo algumas vezes, para ver se conseguiríamos que ele fizesse. Deu certo depois de algumas saídas no meio do slalom e pilhadas com a voz, para mantê-lo no slalom. Valeu, Zé!

CONCLUSÃO SOBRE O MÉTODO 2X2

Gostei muito e usaria de novo! Não só porque funcionou pra nós, mas por achar o método bastante prático. Não precisei de um slalom oficial ou de um slalom específico para treino, já que mandei um serralheiro fazer as bases para mim. Saiu barato e consegui levar meu slalom para diversos lugares pra treinar o Java, inclusive na última prova do Brasileiro.


Acho que foi bom para eu aprender, na prática, algumas lições:

Velocidade sem controle, sem direcionamento, não chega a lugar algum,a não ser de cara com o poste/vara (coisa que o Java fez, antes de tentarmos o 2x2).

2º  Dar tempo para o cão. Só porque não está da forma que você quer ainda, não significa que você esteja no caminho errado. A confiança do Java só está aumentando e é nítida a diferença com que ele aborda a entrada slalom hoje, embora precisemos de muito treino ainda.

Não existe um método melhor que o outro, uma hora o cachorro entende e com a prática vai pegar o exercício. Porém, existem métodos mais interessantes para determinados tipos de cães e, pra descobrir qual é o melhor para o seu, tem que testar.

Não que sejam lições originais. Eu gosto de treinar por conta EXATAMENTE por isso, aprender na prática, poder viver as coisas e chegar as próprias conclusões, mesmo que alguém já tenha chegado lá antes de você. Só assim pro conhecimento enraizar na cuca.

O SLALOM TÁ PRONTO?

Não! Agora temos que trabalhar nas milhares de entradas possíveis, abordagens de obstáculos diferentes, vindo em velocidade, cruzadas, blinds e etc. Mas isso dá pra treinar com calma aos poucos.

Ah, preciso ficar menos histérica com o comando do slalom. Uma mudança seria bem vinda, meu cérebro aceitaria um pouco mais de ar enquanto corre.

O que precisamos trabalhar mais é na passada dele, abrir um pouquinho cada base, para ver se ele fará o single step no slalom.  Além disso, estamos tendo problemas de entrada quando treinamos em grama sintética, já que estamos acostumados a treinar em grama natural sempre, então preciso dar uma atenção especial a isso para que o Java aprenda a se coordenar melhor em pisos diferentes.

Enfim, conseguimos! Foi difícil e frustrante, uma verdadeira guerra! haha Mas foi muito legal ver o progresso do Java desde o começo do treino até o dia que ele fez as 12 varas pela primeira vez e o quanto aprendi com tudo isso.

Obrigada, Marcela, Luiza e Carol pela paciência de sempre com meus chororôs.hahaha

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário