18.12.14

TÚNEL, TÚNEL, TÚNEL!!!!

Vinte vezes! Essa deve ter sido a quantidade de vezes que falei túnel durante a prova de túneis no Espaço Ducão, no final de semana passado...foram tantos, tantos, que até hoje, cinco dias depois, estou falando túneis, sonhando com túneis e vendo túneis em qualquer lugar. Na verdade, o negócio ficou tão sério que ao dirigir e ver um túnel na minha frente, ascende uma faísca que me faz acelerar (compulsivamente) e gastar meus pneus até encontrar a saída e descobrir o que vem depois dali.

Javolino saíndo do túnel
Foto: Luciana Spinelli
É assim que o Java deve se sentir quando vê um túnel. Meu marrom pintado é aquilo que poderíamos comumente chamar de maníaco do túnel no meio do Agility. Ele é do tipo que vê um túnel e desmaia de tanta emoção. Tem quem veja isso como um problema, um buraco negro sugador de cães, mas eu não...eu acho o máximo, porque também sou maníaca dos túneis (e vou explicar o motivo).

Em pista, entendo que a probabilidade de ser abandonada com expressão de feijão envergonhado,  aumenta consideravelmente quando seu cão é apaixonado demasiadamente por um obstáculo. Enquanto você corre, ele pode, simplesmente, decidir que você não é tão divertida como aquela safona engraçada, caso você atrase um comando ou não passe a informação que ele precisa pra continuar. Admito que eu também faria a mesma coisa. haha

Posso estar enganada, já que sou noob do Agility, mas tenho a impressão de que o problema não é a paixão em excesso pelo túnel mas, sim, a forma como a gente lida com isso.

Antes de entrar no Agility, eu estudava muito sobre comportamento e como modificá-lo ao nosso favor. Algo que me ajudou muito no passado com o meu outro cão, foi o Princípio de Premack, que, definitivamente, pode servir para o treino de cães como o Java, loucos por túneis. Resumidamente: você ensina o cão que ele precisa primeiro fazer algo que VOCÊ quer, para ele ter acesso ao que ELE quer.

Túneis também são ótimos pra tirar fotos. (Audi e Java)




--------
Recomendo o texto da minha parceira de temakis, a Anna Carolina Engelke, para quem quiser saber mais sobre Premack e como aplicar nos treinos: O Princípio de Premack
-------

Agora, qual o motivo da minha paixão pelos túneis?

Bem, é simples. O primeiro obstáculo que o Java aprendeu foi o túnel. Desde cedo ele associou que o túnel significa que vamos brincar, que eu jogaria a bolinha pra ele; então foi muito fácil fazê-lo gostar do obstáculo.

Túneis sempre fizeram o Java dar mais velocidade do que ele estava acostumado a oferecer durante os treinos quando ele era mais jovem. Por sorte, tive a possibilidade de treiná-lo em casa com um ou dois túneis sempre que treinava as voltinhas nos saltos, pequenas sequências e, com certeza, ajudou muito para melhorar a motivação dele, assim como exercícios com mais retas, em que ele podia "explodir" mais.

A prova de túneis foi muito legal justamente por isso! Os cães puderam se soltar, correr e surtar a cada túnel que mandávamos em sequência. O Java, mesmo, estava emocionado e fiquei muito feliz com a velocidade dele nessa brincadeira.

O mais legal dessa prova é que os cães não precisam ter mais de 18 meses para competir. Filhotes também podem! Ou seja, acostuma o cão a trabalhar com você em um ambiente de prova e estimula a velocidade desde cedo!



Não acho que isso é algo próprio do Java. Penso que a maioria dos cães, se fizerem essa associação bacana com túneis desde cedo, aprendem a amar o obstáculo e a fazerem com mais velocidade e motivação. E isso acaba transferindo para os outros obstáculos, também.

É por isso que amo túneis...e, claro, porque eles são lindos e coloridos! :B Se eu tivesse condiçõe$, eu teria uns três em casa!

Fica aqui meu agradecimento ao José Luis, Leandro Gandini, Marcela Checchia e Julia Menezes por terem organizado uma prova tão legal e diferente, como foi essa dos túneis, e é tão comum em outros países. Foi uma experiência muito bacana e que poderia rolar mais aqui no Brasil.

Comente com o Facebook:

Um comentário: